Mídias sociais realmente é um tema bastante na moda no momento. Basta digitarmos este tema em uma ferramenta de pesquisa para que tenhamos uma “tsunami” de informações e exemplos de media social.
Bom… mas o que seria mídia social? Mídia Social nada mais do que a utilização da tecnologia de forma a promover uma rede social. Mas o que é rede Social?! Rede social, por sua vez, não é algo novo e sim, pelo contrário, algo que existe desde do surgimento da humanidade. Rede social é a comunicação, a troca de informações, experiência, conhecimento, enfim, entre duas ou mais pessoas.
A comunicação mudou muitos se compararmos dos últimos 20, 25 anos até os tempos de hoje. Há 25 anos atrás a informação, as noticias entravam em nossos lares através, principalmente, da televisão. A forma desta comunicação era totalmente uni-direcional. Não havia quase nada de interação, recebíamos as informações e atuavamos , na imensa maioria, de forma passiva em sua assimilação.
Porém, algo realmente mudou este panorama: a Internet. Sim, é claro que a Internet já havia surgido alguns anos antes, mas ela realmente começou a se tornar o que é hoje, pelo menos no Brasil, nos meados dos anos 90. Com a WEB, ainda 1.0, as pessoas começaram a ter um outro canal por onde recebiam as informações, por meio de portais de conteúdo e semelhantes. Apesar da presença de fóruns e grupos de discussões, a Internet ainda se mostrava mais como uma canal de direção única, mas não podemos negar que um belo passo havia sido dado.
No começo e final dos anos 90 começaram a surgir conceitos e estruturas que acabaram a se tornar o que hoje chamamos de WEB 2.0. O primeiro foram os blogs, depois as wikis, Orkut, Facebook, Youtube, Twitter (não necessariamente nesta ordem). Todos eles, e pela força da Internet que acabou crescendo de forma esplendorosa ao longo destes anos, surgiu uma nova forma de se comunicar e de receber informação, a forma colaborativa. As pessoas passaram de se comportar de forma passiva ao conteúdo e começaram a discutir, a colocar e editar as suas opiniões, construindo e distribuindo o conhecimento entre elas. O poder de um canal único e unidirecional diminuiu.
Hoje, por exemplo, eu não fico “zapeando” os canais de minha TV para saber o que está acontecendo no mundo. Eu entro no na internet vejo noticias on-line e entro no Twitter e vejo o que esta acontecendo de mais importante na opinião formada não por 1, mais por bilhões de pessoas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: O sistema de comentários é disponibilizado aos usuários do site é exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste site. Os comentários aqui publicados por terceiros através deste sistema são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste site reservam-se, desde já, ao direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos, de alguma forma prejudiciais a terceiros, ou que tenham caráter puramente promocional.