É um conjunto de hardware e software que permite o estabelecimento de comunicação entra computadores individuais. Talvez um dos exemplos de rede mais conhecida é a internet, que apresenta milhões de sistemas computacionais interligados, possibilitando o compartilhamento de recursos, como programas, dados, noticias, ferramentas, etc, de modo que um arquivo pode ser acessado por diversos computadores diferentes ao mesmo tempo.
Existem Diferentes tipos de redes:
• Redes Locais (LAN – Local Area Network): São redes onde os computadores não apresentam grandes distancias entre eles, cobrindo alguns metros ou alguns quilômetros.
• Redes Metropolitanas (MAN – Metropolitan Area Network): São redes onde os computadores começam a atingir distancias um pouco maiores, se comparadas com as LAN's.
• Redes Geograficamente Distribuídas (WAN - Wide Area Network): São redes onde os computadores estão geograficamente dispersos, ou seja, faz uso de microondas, satélites, fibra ótica, etc.
Algumas ferramentas, cobrem a parte de segurança também. Então tentarei chamar esta série de ferramentas do Canivete Suíço do SysAdmin. O Sysadmin também é conhecido como bombril, pois tem que cuidar de regras de segurança até a máquina de café quando dá problemas.
Administrador de Redes é o profissional da informática responsável pelos projetos e manutenção das redes de computadores. É mais comum a sua atuação em redes locais e particulares de empresas e instituições públicas, tendo a missão de planejar a evolução da infraestrutura de uma rede empresarial ou institucional.
O profissional desta área deve ter conhecimentos em protocolos de rede, segurança, Internet e operacional de rede. Todo este conhecimento pode ser adquirido através de cursos técnicos ou superior.
Em redes mais extensas , atua em equipe e utilizando senhas de acesso ao conteúdo base de sistemas operacionais, são referidas como “senhas de root” na plataforma Linux, ou como “senhas de administrador”, em Windows.
Na prática, é conhecido como gestor de rede, para que a empresa não perca investimentos e informações em virtude de possíveis indisponibilidades da rede. Ele supervisiona a atividade de uma rede, verifica o tráfego e problemas de acesso.
Tem amplo conhecimento em protocolos de comunicação, OSI (interxonexões de sistemas abertos) e engenharia deste setor. Ele cria contas de utilizadores e mantém a vigilância sobre o uso, instalando dispositivos de proteção e registro das atividades.
Mantém o agendamento dos alertas de segurança e revisão de toda uma rede. Como forma de antecipar erros, define um plano de ações dentro da política de segurança da empresa ou instituição.
boa esta matéria me tirou algumas duvidas assim como as anteriores.
ResponderExcluirFaltava um blog neste estilo.
Obrigado ao criador do blog