sábado, 5 de fevereiro de 2011

Administrador de Redes

É um conjunto de hardware e software que permite o estabelecimento de comunicação entra computadores individuais. Talvez um dos exemplos de rede mais conhecida é a internet, que apresenta milhões de sistemas computacionais interligados, possibilitando o compartilhamento de recursos, como programas, dados, noticias, ferramentas, etc, de modo que um arquivo pode ser acessado por diversos computadores diferentes ao mesmo tempo.


Existem Diferentes tipos de redes:

Redes Locais (LAN – Local Area Network): São redes onde os computadores não apresentam grandes distancias entre eles, cobrindo alguns metros ou alguns quilômetros.

Redes Metropolitanas (MAN – Metropolitan Area Network): São redes onde os computadores começam a atingir distancias um pouco maiores, se comparadas com as LAN's.

Redes Geograficamente Distribuídas (WAN - Wide Area Network): São redes onde os computadores estão geograficamente dispersos, ou seja, faz uso de microondas, satélites, fibra ótica, etc.

Algumas ferramentas, cobrem a parte de segurança também. Então tentarei chamar esta série de ferramentas do Canivete Suíço do SysAdmin. O Sysadmin também é conhecido como bombril, pois tem que cuidar de regras de segurança até a máquina de café quando dá problemas.

Administrador de Redes é o profissional da informática responsável pelos projetos e manutenção das redes de computadores. É mais comum a sua atuação em redes locais e particulares de empresas e instituições públicas, tendo a missão de planejar a evolução da infraestrutura de uma rede empresarial ou institucional.
O profissional desta área deve ter conhecimentos em protocolos de rede, segurança, Internet e operacional de rede. Todo este conhecimento pode ser adquirido através de cursos técnicos ou superior.
Em redes mais extensas , atua em equipe e utilizando senhas de acesso ao conteúdo base de sistemas operacionais, são referidas como “senhas de root” na plataforma Linux, ou como “senhas de administrador”, em Windows.
Na prática, é conhecido como gestor de rede, para que a empresa não perca investimentos e informações em virtude de possíveis indisponibilidades da rede. Ele supervisiona a atividade de uma rede, verifica o tráfego e problemas de acesso.
Tem amplo conhecimento em protocolos de comunicação, OSI (interxonexões de sistemas abertos) e engenharia deste setor. Ele cria contas de utilizadores e mantém a vigilância sobre o uso, instalando dispositivos de proteção e registro das atividades.
Mantém o agendamento dos alertas de segurança e revisão de toda uma rede. Como forma de antecipar erros, define um plano de ações dentro da política de segurança da empresa ou instituição.

Veja uma Rede Feita por Profissional e uma Por Estagiário:

Profissional De REDES


Estagiário de REDES
__________________________________________________________________________________



Um comentário:

  1. boa esta matéria me tirou algumas duvidas assim como as anteriores.
    Faltava um blog neste estilo.

    Obrigado ao criador do blog

    ResponderExcluir

AVISO: O sistema de comentários é disponibilizado aos usuários do site é exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste site. Os comentários aqui publicados por terceiros através deste sistema são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste site reservam-se, desde já, ao direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos, de alguma forma prejudiciais a terceiros, ou que tenham caráter puramente promocional.