![](http://www.google.com.br/url?source=imgres&ct=img&q=http://blogdamariazinha.files.wordpress.com/2010/09/demagogia.jpg%253Fw%253D500%2526h%253D243&sa=X&ei=-3hDUNa5Hab66QG6_oHIBw&ved=0CAQQ8wc&usg=AFQjCNGjTS-bfUgDp9qzfp4vXNMn2vN8eQ)
Democracia: A palavra Democracia vem do grego e significa “poder do povo”, ou seja, governo feito pelo povo.
Demagogia: é a arte de conduzir o povo a uma falsa situação. Em termos etimológicos provém grego, querendo dizer “a arte de conduzir o povo”.
Em ambas definições, o povo é a essência das situações. Vejamos bem a grande diferença dentre os termos, onde um o povo tem o poder de decidir e noutro é apenas conduzido. Mas, qual o porquê desta comparação?
Simples. Vivemos num período onde a política preza pela Democracia, mas age pela Demagogia, empregada de uma forma pejorativa.
Na antiguidade, ser demagogo era ser um líder, o condutor do povo e até intimamente ligado à democracia. Com o passar dos tempos, a expressão sofreu uma evolução semântica. Quando surgiram novos líderes, com novos princípios, começaram a ser fortemente criticados pelos adversários dos modelos democráticos. Por causa disso é que a expressão ganhou a atual conotação: aquele que procura dar voz aos medos e aos preconceitos do povo. Demagogia passou a ser a forma de enganar o povo de uma falsa promessa, o que é hoje comum no universo da política ocidental.
Mas onde foi parar a Democracia? Nas eleições. A única forma com que o povo realmente possa ter o poder é através do voto, onde elegem um representante para representá-los no poder. É aí que mora o perigo. Este representante, para poder conseguir este suposto poder, age com os preceitos da Demagogia, ou seja, promete mundos e fundos, diz ou propõe algo que não pode ser posto em prática, apenas com o intuito de obter um benefício ou compensação. Muitas das vezes, compram o voto do eleitor oferecendo-lhe bens ou serviços imediatos confiando no segredo do voto.
Analisando bem, nota-se que Democracia e Demagogia estão intimamente ligadas, mesmo na forma ambígua, onde o povo elege o seu representante, seja de forma democrática ou “comprados” pelo seu líder demagogo.
As eleições sempre estão aí, novas e velhas caras, novas e velhas promessas e sempre a mesma democracia, a “invejável”, vamos dizer assim, demagogia.
Muito bem, desculpe-me se generalizei nos fatos, mas na minha visão política atual brasileira é incansavelmente dotada de pura demagogia, a velha política do “pão e circo”, disfarçados numa democracia hipócrita e de princípios arcaicos.
Grande abraço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: O sistema de comentários é disponibilizado aos usuários do site é exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste site. Os comentários aqui publicados por terceiros através deste sistema são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste site reservam-se, desde já, ao direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos, de alguma forma prejudiciais a terceiros, ou que tenham caráter puramente promocional.