segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Tecnologia VERDE

Quando você pensa que a tecnologia verde é o nosso primeiro pensamento sobre os novos métodos de produção de energia. Métodos que irão, sem dúvida, tornar-se parte do nosso quotidiano em breve. No entanto, no campo da informática, há uma série de iniciativas para observar as boas práticas. 
O movimento "Open Source" ou "Código Aberto" é um deles. Este movimento é composto por organizações que promovam a criação de programas de computador cujo código fonte permanece em aberto. Isto é, ao contrário dos programas de computador de empresas como Microsoft, Apple, Adobe, onde a empresa precisa comprar licenças para usar o seu programa e do seu montante uso ilegal de uma violação de recurso. 
"Open Source" já foi sinônimo de sistemas operacionais como Linux e programas que foram criados para eles. Linux é amplamente utilizado em todo o mundo e agora é tão estável como a conhecemos comercialmente. Ainda assim, é necessário executar Linux como muitos programas livres de execução na maioria das plataformas Windows, Mac, Linnux, etc 
Exemplos de software livre produzido sob Open Source são OpenOffice (NeoOffice para Mac), Open Workbench e Blender. Uma solução real para economicamente proibitivo utilizando programas como o Office, Project e Maya, respectivamente. Isso não quer dizer que esses programas e as suas organizações a trabalhar de graça. A criação destas custam dinheiro e manter um espaço cibernético para distribuir programas também. No entanto, a eliminação de uma estrutura convencional, que lhes permite sobreviver com doações de usuários. Essas doações são feitas sob a forma de dinheiro, mas também o tempo que os códigos são frequentemente testados por voluntários que se reportam os erros na operação estão em uso. O interessante é que dentro dessas estruturas são criadas comunidades de usuários leais muitas vezes embarcam na melhoria do programa para responder a algumas necessidades. Assim, esses programas de crescer organicamente, não apenas de responder ao mercado, mas sua comunidade diretamente. Nem tudo são rosas. Devido à diminuição das doações recebidas durante este período, algumas organizações de reserva de seus mecanismos de apoio para aqueles que contribuíram de alguma forma ou de outra.


A Blender Foundation é particularmente interessante porque eles têm sido capazes de diversificar a sua captação de recursos. O Blender é um programa de animação 3D.Para levantar fundos, em vez de cobrar pela licença de software, Blender Foundation criou um projeto. Digamos que um curta-metragem de bonecos feitos com o Blender programa (ver Big Buck Bunny), então pré venda do DVD. Sim, pré-venda do DVD antes de criar uma mudança em um futuro não só DVD, mas o nome do doador nos créditos no final deste. Com o dinheiro de pré-venda, patrocine um grupo de funcionários que se reúnem em Amsterdã para criar o filme e melhorar o programa Blender, ao mesmo tempo. Ou seja, qualquer programa que criou o projeto de volta (no nosso exemplo, o curta-metragem), melhora a Blender adicionando novas ferramentas e novas formas de agilizar os processos. O filme, uma vez concluído, é dado àqueles que pré-comprados e, em seguida, vai à venda na página Blender.org. Finalmente, ele é distribuído na internet sob uma licença aberta a todos os seus arquivos. Além disso, a Fundação Blender também produz uma série de livros para o uso do Blender escritos por pessoas em contacto directo com o programa. Estes não só são vendidos, mas distribuídos gratuitamente por download a partir Blender.org. 

Este tipo de movimento parece uma curiosidade visto através do cadinho da nossa ilha, onde há uma preferência nítida para os programas de tipo fechado, mesmo se é uma questão de tirar uma licença "emprestado". Mas o movimento "Open Source" permite que os outros movimentos são possíveis . Este é o caso de "One Laptop Per Child (OLPC laptop.org). Esta organização pretende dar um computador para cada criança do mundo e só eles podem fazer isso porque existem sistemas operativos e software "Open Source" que permitem que seja replicado em milhares de computadores sem ter que pagar pela licença. Regiões como a Extremadura, em Espanha e desde 2002 tem sido dirigida para os sistemas que utilizam do "open source", tornando-se os primeiros computadores nas escolas Linux e salvar mais de 18 milhões de euros em Windows e, desde 2006, passando o resto do governomesmo. Munique fez o mesmo com 14 mil computadores do governo em 2004. 

Finalmente, o programa "Open Source" estão a revolucionar o modo como o mundo vê a programação. Embora as grandes empresas continuam a dominar o "Open Source" está aqui para ficar. Mas lembre-se que esses movimentos precisam de apoio para sobreviver. Seja através de doações ou ajudando na comunidade, esses programas podem ainda ser uma alternativa para indivíduos, empresas ou escolas que querem economizar em licenças sem ter de fazê-lo ilegalmente. Então, se você acabar com estes ou quaisquer outros da miríade de programas livres por aí, lembre-se de deixar uma doação da próxima vez que você não tem que pagar para a mais recente "upgrade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: O sistema de comentários é disponibilizado aos usuários do site é exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste site. Os comentários aqui publicados por terceiros através deste sistema são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste site reservam-se, desde já, ao direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos, de alguma forma prejudiciais a terceiros, ou que tenham caráter puramente promocional.