18 de janeiro de 2012 é o maior protesto on-line da história, para parar a contas de internet censura, SOPA & PIPA . Join in by blacking out your site and urging everyone you can reach to contact Congress now . Junte-se por desmaiar seu site e pedindo a todos que você pode chegar a contactar o Congresso agora .
A queixa, organizada através da página www.sopastrike.com e que começou pouco após a meia-noite, conta com a participação de empresas como Google, Wikipedia, Reddit, Wordpress e Mozilla, segundo os ativistas.
A iniciativa, que inclui o "blecaute" ou a desativação de alguns sites durante 24 horas, é um projeto da organização sem fins lucrativos Fight for the Future, que procura impedir o projeto de lei conhecido pela sigla SOPA (Stop Online Piracy Act), em sua versão na Câmara de Representantes, e PIPA (PROTECT IP Act), no Senado.
Ao visitar a versão em inglês da Wikipedia, por exemplo, o visitante se depara com uma mensagem em letras brancas em um fundo negro que diz:
"Imaginem um mundo sem conhecimento gratuito... Atualmente, o Congresso dos EUA está considerando uma legislação que pode prejudicar gravemente a internet gratuita e aberta".
Em 24 de janeiro, o Congresso votará para passar a censura à Internet no Senado, apesar de a grande maioria dos americanos se opõem. We need to kill the bill - PIPA in the Senate and SOPA in the House - to protect our rights to free speech, privacy, and prosperity. Precisamos matar o projeto de lei - PIPA no Senado e SOPA na Casa - para proteger nossos direitos de liberdade de expressão, privacidade e prosperidade. We need internet companies to follow Reddit's lead and stand up for the web, as we internet users are doing every day. Precisamos de empresas de internet a seguir o exemplo Reddit e stand up para a web, como usuários de internet estão a fazer todos os dias.
Participantes confirmados:
- Google Google
- Wikipedia Wikipedia
- reddit reddit
- Mozilla Mozilla
- WordPress WordPress
- icanhazcheezburger network sites (FailBlog, theDailyWhat,Know Your Meme, etc) sites de redes icanhazcheezburger (failblog, theDailyWhat, Know Your Meme, etc)
- Tucows Tucows
- VanillaForums VanillaForums
- The RawStory O RawStory
- Open Congress / PPF Abra Congresso / PPF
- Internet Archive Internet Archive
- Miro Miro
- Universal Subtitles Legendas Universal
- Namecheap Namecheap
- TwitPic TwitPic
- dotSUB dotSUB
- MoveOn.org MoveOn.org
- Gog.com Gog.com
- MineCraft Minecraft
- Tor Project Projeto Tor
- webhostingbuzz.com webhostingbuzz.com
- RageMaker RageMaker
- Destructiod Destructiod
- Red 5 studios Red 5 Studios
- A Softer World Um mundo mais suave
- Greenpeace International Greenpeace International
- The LeakyWiki O LeakyWiki
- XDA-Developers XDA-Developers
- Center for Technology and Democracy Centro de Tecnologia e Democracia
- Electronic Frontier Foundation Electronic Frontier Foundation
- Indenti.ca Indenti.ca
- Major League Gaming Major League Gaming
- Imgur Imgur
- Monticello Capitol Monticello Capitol
- Crypto Cat Crypto Cat
- Colossal Mind Mente Colossal
- Errata Security Errata Security
- FreakOutNation FreakOutNation
- SlashTHREE SlashTHREE
- Focus On the Facts Focar nos fatos
- City News Notícias da cidade
- Strategy Tune Tune estratégia
- WPS Security Lock WPS Trava de Segurança
- openSUSE openSUSE
- Smirking Chimp Smirking Chimp
- Bread Without Bullets Sem pão Bullets
- iSchool at Syracuse University iSchool da Universidade de Syracuse
- nomacs Image Lounge nomacs Salão Imagem
- ComputerHope ComputerHope
- PhantomTS PhantomTS
- News2Map.com News2Map.com
- Safex.tk Safex.tk
- DatelineZero DatelineZero
- Liberty Confidential Liberdade Confidential
- Victor Rix Victor Rix
- WJSimpson WJSimpson
- Spurs of The Moment Spurs de O Momento
- peeje peeje
- DigiBase Digibase
- Ron Bercume Design Ron Bercume de Design
- Jazz Sequence Sequence Jazz
- Plague Studio Praga Estúdio
- ViperZeroOne ViperZeroOne
- Elephant Talk Wiki Wiki Discussão elefante
"O protesto contra o SOPA é o maior protesto online jamais organizado. Várias centenas de milhões de pessoas verão mensagens sobre o risco de censurar a internet, e isso é algo sem precedentes", afirmou Cheng.
Na mira estão as duas versões do projeto de lei que têm como objetivo combater a pirataria online de filmes, vídeos, músicas e demais conteúdos protegidos por direitos de propriedade intelectual.
A versão PIPA será submetida a debate e votação no Senado a partir de 24 de janeiro, enquanto SOPA enfrentará votação preliminar no Comitê Judicial da Câmara de Representantes em fevereiro.
O principal autor da iniciativa na Câmara e presidente do comitê, o republicano Lamar Smith, disse que SOPA procura proteger consumidores, negócios e empregos "de ladrões estrangeiros que roubam propriedade intelectual dos EUA".
O projeto de lei goza de um amplo apoio do setor de entretenimento - como Hollywood -, de empresas farmacêuticas e publicações, enquanto as empresas do Vale do Silício a criticam pesadamente.
A Casa Branca se opõe à medida em sua versão atual por considerar que esta poderia suscitar processos contra empresas cibernéticas e prejudicar negócios legítimos, além de atropelar o direito à liberdade de expressão.
A previsão é que os legisladores modifiquem certas cláusulas da medida tanto na versão da Câmara como na do Senado, sobretudo devido à exigência de que os provedores de internet bloqueiem o acesso a sites estrangeiros que infringirem os direitos de propriedade intelectual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: O sistema de comentários é disponibilizado aos usuários do site é exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste site. Os comentários aqui publicados por terceiros através deste sistema são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste site reservam-se, desde já, ao direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos, de alguma forma prejudiciais a terceiros, ou que tenham caráter puramente promocional.